O uso de aparelhos auditivos pode ser necessário para uma pessoa que tenha perda auditiva, seja ela temporária ou permanente. Isso pode ser causado por uma variedade de fatores, incluindo doenças, lesões, exposição a ruídos excessivos ou simplesmente o processo de envelhecimento.
A perda auditiva pode afetar a capacidade de uma pessoa de ouvir sons claramente e pode ter impacto significativo na qualidade de vida, incluindo dificuldades para comunicar, problemas de equilíbrio e isolamento social. Se você suspeitar que possui perda auditiva, é importante consultar um profissional da saúde para avaliar sua audição e determinar se é necessário o uso de um aparelho auditivo.
Dessa forma, a recomendação é sempre estar atento em algumas situações do dia a dia, que se aparecem de maneira muito recorrente, se tornam indícios de maior necessidade do uso de aparelho auditivo, vejamos alguns exemplos abaixo:
- Dificuldade em falar no telefone, ouvir campainhas ou conversar em ambientes com mais barulho;
- Necessidade em aumentar volume de TV, rádio, entre outros;
- Falta de clareza nos sons, por mais que ainda seja possível ouvi-los;
- Aparecimento de zumbido no ouvido;
- Isolamento social, para evitar desgastes causados pela dificuldade na comunicação.
Afinal, a tecnologia em torno dos aparelhos pode trazer uma série de benefícios!
Quando usar aparelho auditivo é a melhor opção?
Os pacientes que recorrem aos aparelhos auditivos, via de regra, apresentam sintomas constantes, em sua rotina. O primeiro deles é a dificuldade na comunicação, por exemplo, falar em uma ligação ou conversar com alguém. Sobretudo em ambientes nos quais há muito barulho competindo com essas vozes.
Mais um contexto em que a percepção de perda auditiva costuma aparecer, é quando há o consumo de mídias, televisão, música, rádio e demais plataformas, momentos em que todos esses precisam estar muito altos para que a pessoa consiga ouvir e entender claramente os sons. Porém, não é apenas a altura do som que sofre alterações.
Durante o processo de perda auditiva, também sentem dificuldades na identificação dos sons. Em muitos casos, mesmo ouvindo, existe uma dificuldade de compreensão. O zumbido no ouvido também pode surgir com mais intensidade e frequência.
Sinais de perda auditiva
Se uma das situações que citamos já está acontecendo com você é preciso ter muita atenção. Os graus mais leves de perda auditiva podem ser estabilizados e tratados com os benefícios que o aparelho auditivo traz.
Afinal, quanto mais tempo demora-se para procurar avaliação profissional, mais prolongado se torna o incômodo, inclusive permitindo que um problema de grau leve venha a progredir para algo mais grave.
Portanto, aproveite seu entendimento sobre os sinais que nosso corpo demonstra e o que as pessoas ao nosso redor comentam, além de manter os exames sempre atualizados.
Fonocenter e atendimento especializado
A soma do atendimento com um otorrino de confiança e os produtos Fonocenter que possuímos em nossas clínicas, tornam a missão de combater a perda auditiva, uma tarefa que demanda esforço, atenção e tecnologia.
Siga nossas redes sociais 👈 (clique), e sempre que precisar entre em contato com nosso time de atendimento!